Tatiana Hilux
Entrevista: Yaskara D`Castro Miss Brasil Gay versão Bahia 2024
Nossa coluna traz sua primeira entrevista, com a representante nacional do Miss Brasil Gay versão Bahia 2024
Em nossa primeira entrevista de 2025, trazemos Yaskara D´Castro, a Miss Gay Brasil versão Bahia.
Hilux: Minha querida nos fale um pouco da sua trajetória como ator transformista. Como surgiu a Yaskara?
Yaskara: A Yaskara surgiu em 2013, quando ao assistir shows na A2 ( boate) senti o desejo de estar nos palcos, no ano seguinte, em 2014, participei de um concurso de bairro, que marcou o início da minha trajetória como artista, ao longo dos anos, conquistei diversos títulos em competições, e mais recentemente, fui coroada Miss Gay Brasil Versão Bahia 2024, que me deu a oportunidade de viajar o Brasil com shows por cidades como Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Teresina.
Hilux: Ser uma miss Brasil, é o sonho de todas as pageantes queens*, como é ser uma cabeça coroada a nível nacional versão Bahia?
Yaskara: Durante três anos me dediquei intensamente a conquistar esse grande título, sempre com o objetivo de trazer mais visibilidade para nossa classe. Senti-me no dever de representar meu estado, pois sair da Bahia e alcançar reconhecimento em outros estados é um desafio imenso, hoje me sinto realizada com este título, meu sonho sempre foi ser a miss do meu estado, a Miss Bahia, e hoje ocupo um posto que é reconhecido nacionalmente, e o mais gratificante é saber que não precisei passar por cima de ninguém, foram três anos, 2019, 2023, e finalmente 2024 onde fui agraciada com o título.
Hilux: Conte-nos um pouco sobre sua vida pessoal, quem é o rapaz por traz da artista?
Yaskara: Ele é Rodrigo, um rapaz muito reservado, enquanto Yaskara é comunicativa e divertida. Rodrigo é jovem, sonhador, e um dos seus grandes sonhos foi conquistar o concurso de Miss, porém o seu maior desejo é tornar-se comissário de voo. Apesar de serem as mesmas pessoas, Yaskara é destemida, ousada e cheia de atitude, já Rodrigo é tímido e introspectivo, carrega uma essência mais reservada.
Hilux: O que o Miss Brasil Gay versão Bahia pode fazer para melhorar a visibilidade e promover o movimento LGBTQIAPN+ em sua opinião?
Yaskara: Podemos ser porta-vozes de forma incisiva, da cultura, arte e combate ao preconceito, através da educação, com palestras, debates e workshops em escolas, universidades e comunidades, usar as redes digitais para vídeos e mídias que promovam o combate ao preconceito e intolerância, organizar eventos como foco na juventude e educação, combater bullying e assédio nas escolas, e ser voz ativa na promoção e direitos de nossa comunidade.
Hilux: Deixe-nos uma mensagem de incentivo para todos que sonham como você sonhou e realizou.
Yaskara: Sonhar é o primeiro passo para transformar nossa realidade, mas acreditar em si mesmo, é o que torna tudo possível, não importa o tamanho do desafio ou quantas vezes precise recomeçar, NUNCA desista do que faz seu coração bater mais forte.
Lembre-se que cada passo por menor que seja é um avanço em direção ao seu objetivo, mesmo quando tudo parecer difícil, mantenha a fé e continue na caminhada. O mundo é de quem não desiste!
Tradução *pageants queens- rainhas do concurso
COMENTÁRIOS